quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Violência contra Mulher

Dona de casa é assassinada a facadas pelo marido na zona rural de Pau dos Ferros

O agricultor Francisco Maurício de Souza, mais conhecido na região onde reside como "Júnior de Cícero Gordurinha", foi preso em um matagal horas depois de ter assassinado sua companheira, com que vivia há mais de cinco anos, a dona de casa Benta Maria França Damasceno, de 28 anos.
O crime ocorreu por volta de 12 horas de ontem, no sítio Carvão, na zona rural do município de Pau dos Ferros, onde residia o casal.
O autor do crime foi preso por volta das 15h30 em um matagal próximo ao local do crime. Ele ainda portava a faca utilizada no homicídio e foi levado para Delegacia de Pau dos Ferros.
Peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) estiveram no local e removeram o cadáver até a unidade de Mossoró.

Duas vítimas - Este foi o segundo homicídio por motivo passional ocorrido no município de Pau dos Ferros em apenas cinco dias. No sábado passado, 21, a doméstica Ana Maria Ribeiro da Silva, 49 anos, foi assassinada a golpes de faca peixeira em sua residência no Conjunto Manuel Deodato. O autor do crime, o servente Jaciguara Ferreira de Sousa, conhecido por "Bebé de Biré", também foi preso em flagrante por policiais militares do destacamento da cidade de Francisco Dantas/RN, sob o comando do sargento Azevedo.
Ele foi encontrado, por volta das 19 horas do mesmo dia do crime, enquanto a PM fazia uma ronda de rotina pela cidade. Ao ser preso, o servente Jaciguara Ferreira, também conhecido por "Bebé de Biré", de 23 anos, confessou ser o autor da morte da dona de casa Maria Ribeiro, conhecida por Mariazinha. Ele disse que havia passando o dia no mato e à noite resolveu buscar comida na casa de conhecidos em Francisco Dantas/RN, quando foi surpreendido pelo sargento Azevedo e sua equipe. O suspeito, na hora da prisão, ainda se encontrava com a arma usada no crime. Ele foi autuado em flagrante e depois recolhido a uma das celas da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil.



Itep já registrou três mortes em agosto

O instituto Técnico-científico de Polícia registro somente no mês de agosto três homicídios envolvendo briga entre casais.
Além dos crimes registrados em Pau dos Ferros, no dia 19 de agosto de 2010, o agricultor Richard Herbert de Paiva Sousa, conhecido como Ricardo, de 29 anos, assassinou sua ex-esposa Maria Francileni Torres de Paiva, de 27 anos.
O autor do crime, que residia no Sítio Limite, zona rural de Rafael Godeiro/RN, estava separado de Maria Francileni, que residia na Rua Felipe Santiago, centro de Rafael Godeiro/RN. Segundo informações populares, Ricardo há vários dias vinha tentando uma reconciliação, mas diante da recusa da ex-esposa, foi a casa da vítima armado com um facão e passou a golpeá-la.
Maria Francilene ainda tentou escapar e chegou a procurar refúgio em um estabelecimento comercial vizinho a sua residência, mas acabou sendo perseguida pelo ex-marido que ainda lhes desferiu mais alguns golpes de facão.
A vítima foi atingida na cabeça, pescoço e na região abdominal, a mesma ainda foi levada para o Hospital em Almino Afonso/RN, mas devido à gravidade dos ferimentos morreu minutos depois ao chegar à unidade hospitalar.
Ricardo fugiu em direção à zona rural, mas a polícia local agiu rápido e empreendeu diligências até prender o autor do crime, a cerca de um quilômetro do local do local do homicídio.



Petrobras movimenta final de semana em Guamaré
O município de Guamaré (RN) recebe neste fim de semana, 27 a 29, a terceira etapa do Circuito Petrobras de Vela. Além das regatas náuticas, o evento desenvolve anualmente ações sociais em comunidades pesqueiras através da realização de palestras e cursos na área de saúde, meio ambiente e geração de renda. Atividades educativas, apresentações culturais e competições esportivas complementam o projeto.
A programação terá início com a Solenidade de Abertura a partir das 18h da sexta-feira, 27. Em seguida, a Capitania dos Portos do RN realiza palestra sobre segurança de navegação. "É uma ótima oportunidade para se dirigir a esse público e orientá-lo sobre a segurança na navegação, que deve ser aplicada no ofício diário dos pescadores, como também, nas competições náuticas", destaca o Capitão dos Portos do RN, Alan Kardec.
O público também receberá orientações sobre o Programa de Comunicação Social da Petrobras, com apresentação do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, e sobre o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira, além de ação de saúde sobre Prevenção ao Câncer de Pele.
O encerramento do primeiro dia será marcado pela Homenagem aos Mestres do Mar. A iniciativa valoriza a tradição da pesca artesanal através do merecido reconhecimento ao trabalho dos experientes homens do mar, exemplos de vida pela coragem, empenho e dedicação ao ofício.
As atividades prosseguem no sábado, 28, com caminhada para a terceira idade, competições esportivas, regata das embarcações da Categoria B e ação ambiental para limpeza da praia. Apresentações culturais de grupos locais e sessão de cinema finalizam a programação na noite do segundo dia.
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a consequente geração de renda para a comunidade, será realizado o Curso de Manuseio e Aproveitamento de Alimentos. As aulas serão ministradas para duas turmas, divididas no sábado e domingo, e abordarão temas como noções de higiene na preparação de alimentos e confecção de doces e geleias com frutas regionais.
No domingo, 29, pela manhã, ocorrerão na praia do Rio Aratuá as finais das competições esportivas e a regata da Categoria A. Os vencedores das provas náuticas serão premiados com troféus, medalhas e equipamentos, como coletes salva-vidas, lanternas e capas de chuva, um importante incentivo ao uso desses itens de segurança para a prática da atividade pesqueira.
O Circuito Petrobras de Vela é realizado anualmente desde 2000 e neste ano, as cidades de Galinhos (RN), no mês de julho, e Icapuí (CE), em agosto, foram as primeiras a receber o projeto. Além de Guamaré, outros cinco municípios serão visitados pelo Circuito até dezembro: Caiçara do Norte, Diogo Lopes (Macau), Areia Branca e Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte, e Paracuru, no Ceará.