terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mexicana ganha o concurso de Miss Universo


A mexicana Jimena Navarrete, de 22 anos, foi escolhida a Miss Universo 2010 na noite desta segunda-feira (23) em Las Vegas, nos Estados Unidos. Jimena ocupa o posto da venezuelana Stefanía Fernández, vencedora do concurso em 2009. A ganhadora da 59ª edição do evento se torna a segunda mexicana a conseguir o título de mulher mais bela do mundo.

A representante da Jamaica, Yendi Philipps, ficou com a segunda colocação, seguida pela australiana Jesinta Campbell, em terceiro lugar. A Miss Ucrânia Anna Poslavska e a Miss Filipinas Venus Ray completaram as cinco competidoras que disputaram a grande final. Ao todo, candidatas de 83 países concorreram ao prêmio de Miss Universo deste ano.

Miss Brasil

A Miss Brasil 2010, Débora Lyra, não foi muito longe e ficou de fora das 15 finalistas do concurso. O Brasil vive um jejum de mais de 40 anos sem vitórias no concurso. O país venceu apenas duas vezes a competição: em 1963, com Ieda Maria Vargas, e em 1968, com Marta Vasconcellos.



Pesquisa Start/CT exclui Sandra Rosado da lista dos 8 deputados federais eleitos

A relação dos oito candidatos mais citados na pesquisa Correio da Tarde/Fiern/Start à Câmara Federal não inclui o nome da deputada Sandra Rosado (PSB).

A parlamentar mossoroense aparece na 11ª posição atrás de nomes como Paulo Wagner (PV), Adenúbio Melo (PSB) e Wober Júnior (PPS).

O critério da votação nominal não define uma eleição proporcional, já que o fator quociente eleitoral pode "salvar" a pele de candidatos fora da relação dos eleitos. Porém no caso de Sandra Rosado há um complicador de "alto" risco para ela.

É que a parlamentar socialista aparece atrás de dois candidatos diretos por duas ou mais vagas na coligação "Vitória do Povo". Mesmo que a coligação faça três deputados federais - é possível que só eleja dois - Sandra não seria reeleita.

Com dois federais, a "Vitória do Povo" elegeria. hoje, Fátima Bezerra (PT) e Adenúbio Melo (PSB). Mesmo que fizesse a terceira vaga, o eleito seria Wober Júnior (PPS). Sandra "voltaria" para casa e perderia a vaga na Câmara Federal, que um dia foi do seu pai, Vingt Rosado, e depois do esposo, Laíre Rosado.

Veja a reação dos oito federais mais citados pelos eleitores:

João Maia (PR), 5,4%; Fábio Faria (PMN), 5,1%; Felipe Maia (DEM), 5,1%; Fátima Bezerra (PT), 4,4%; Henrique Alves (PMDB), 3,7%; Paulo Wagner (PV), 2,0%; Betinho Rosado (DEM), 1,8%; e Rogério Marinho (PSDB), 1,4%.


Rosalba grava para o programa eleitoral e faz caminhada à tarde no José Sarney
A senadora Rosalba Ciarlini, que disputa o Governo do Estado pela coligação "Força da União", passa esta terça-feira, em Natal. Na agenda, 3 atividades.

Das 08h às 12h, ela grava para o horário eleitoral gratuito. Às 15h, visita o Hospital Infantil Varela Santiago e, às 16h30, caminha no conjunto José Sarney.



Iberê suspende campanha nesta terça

O candidato ao Governo do Estado pela coligação "Vitória do Povo", Iberê Ferreira (PSB), não faz campanha nesta terça-feira (24). Pela manhã, como governador do Estado, cumpre agenda administrativa, a partir das 8h.

Às 14h grava programa eleitoral e à noite, às 20h, tem reunião com a equipe de marketing da campanha. Iberê retomará a campanha na quarta-feira, 25.