terça-feira, 31 de agosto de 2010

Adolescente brasileira com 2,06 metros sonha em ser modelo

BRAGANÇA, Pará (Reuters) - Com 2,06 metros de altura, uma adolescente paraense de 14 anos sonha em ser modelo. A estreia está prevista para setembro, em um desfile de noivas em Belém.
A altura incomum, no entanto, tem imposto algumas restrições para a jovem Elisany Silva, que sofre com frequentes dores musculares e de cabeça e precisa se abaixar toda vez que entra em casa.
"Acho que minha altura, meu corpo que é muito magro... Todas as pessoas que me veem, falam que eu poderia ser jogadora de basquete ou modelo, só que eu preferi ser modelo", disse a jovem à Reuters TV.
A mãe, Ana Maria Cruz, no entanto, está mais preocupada com a saúde da menina do que com seu sucesso como modelo. Os médicos suspeitam que Elisany tenha um tumor na glândula hipófise, e ela precisa ser submetida a um exame caro que ainda não pôde fazer.
Há poucos meses, ela era conhecida apenas na sua cidade, ao norte de Belém, mas acabou ficando famosa graças a um vídeo publicado no Youtube.
Sites de moda na Internet escreveram sobre a jovem e arriscam que pode se tornar famosa nas passarelas internacionais.
Isso a tem ajudado a aceitar a altura. "Agora, eu gosto de ser uma garota alta. Chama a atenção das pessoas. Todas as pessoas me olham, tiram fotos, filmam...", disse.
(Reportagem da Reuters TV).





Menina de 14 anos é baleada em tentativa de homicídio
Uma adolescente de 14 anos foi baleada na noite desta segunda-feira (30), durante uma tentativa de homicídio, no Soledade, na Zona Norte de Natal. O alvo dos tiros seria o namorado dela.

Segundo informações da polícia, o crime aconteceu na rua Pico do Cabugi, por volta das 22h. A adolescente estava em casa com o namorado, quando outro jovem chegou ao local.

Bruce Lee Gomes da Silva, de 19 anos, pretendia matar o namorado da menina de 14 anos. O motivo, segundo foi apurado pela polícia, teria sido uma briga entre os dois rapazes na semana passada.

Com isso, eles teriam se jurado de morte. Na noite de ontem, Bruce Lee foi até a casa onde estava o outro jovem, cuja identidade não foi revelada, e armado com um revólver calibre 38 efetuou alguns disparos.

Um dos tiros atingiu a perna da menina de 14. Ela teve fratura exposta e foi imediatamente socorrida. Depois de atendida no Hospital Santa Catarina, a adolescente passa bem.

O namorado dela conseguiu escapar da tentativa de homicídio. Já Bruce Lee Gomes foi preso momentos depois do crime. Com ele, a polícia conseguiu apreender a arma usada para atirar contra a adolescente.

O jovem de 19 anos foi levado à Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foi autuado por tentativa de homicídio



Mossoró cresce acima da média nacional

Mossoró cresce acima da média nacional. E mais: o índice de 7,4% está entre os melhores do Brasil, inclusive dos alcançados pelas cidades médias brasileiras, que são as que mais crescem no país. A constatação é da revista Veja, que na edição desta semana trouxe uma reportagem especial sobre as cidades que mais crescem no país, incluindo dentre aqueles "aonde o futuro já chegou". A publicação foi comemorada pela prefeita Fafá Rosado (DEM).
"A reportagem especial da Veja é o reconhecimento ao trabalho realizado nos últimos anos em favor do crescimento da cidade. Sem dúvida alguma, é um alento diante de tantas cidades com grande potencial Mossoró estar incluída em papel de destaque", comentou a prefeita.
Fafá lembrou que o poder público municipal contribuiu de forma decisiva para que Mossoró experimentasse o momento de crescimento de hoje. Dentre outras coisas, atraiu 23 novas fábricas para o Distrito Industrial e outras áreas da região. Além do mais, foi a grande responsável pela chegada do Mossoró West Shopping, que sozinho gerou novos mil empregos de carteira assinada.
"Com a chegada do shopping foram abertas as portas para grandes empresas que aqui se instalaram e outras que observaram o crescimento da cidade. Não tenho dúvidas de que com mais esse reconhecimento nacional teremos repercussões positivas para a nossa economia", argumentou a prefeita.
Fafá se refere à chegada das Lojas Americanas, Marisa e Atacadão, que vieram junto com o shopping. Hoje, as Americanas já começaram a trabalhar a sua segunda loja na cidade, junto com a Maisa. A cidade vai ganhar nos próximos meses unidades da Otochi (antiga Esplanada) e Lojas Renner.
A reportagem
Tratando Mossoró como "Leão do Nordeste", a revista Veja cita informações da economia e da educação da cidade. Informa sobre o Produto Interno Bruto (PIB), da ordem de R$ 2,7 bilhões, e revela o crescimento econômico de 7,4%, de média anual. Bem acima do crescimento nacional - de 3,5% - e das próprias cidades médias, que é de 5,4% ao ano.
A reportagem também cita a renda per capita de R$ 11,5 mil, a maior do Rio Grande do Norte e outras e destaca o processo de instalação de um pólo cerâmico.
A indústria da construção civil também é lembrada, especialmente com relação aos arranha-céus que estão sendo construídos em toda a cidade nos últimos anos.
Sobre educação, destaca o crescimento no número de universitários, apontando para novos 10 mil graduandos. O número, lembra a prefeita, precisa de uma correção. "Na verdade, hoje Mossoró tem pelo menos 20 mil universitários, incluindo-se os estudantes das universidades públicas e privadas", retificou a prefeita.
Números
Fafá Rosado lembra que outros números importantes foram revelados nas últimas semanas e que confirmam os aspectos positivos informados pela Veja.
A prefeita destaca o número de empregos gerados com carteira assinada no município: 2.419 nos sete primeiros meses de 2010. "Esse é um dado importante que revela o quanto a nossa economia é punjante", comemorou.
Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de que existam pelo menos 120 mil trabalhadores com carteira assinada no município, nas suas mais diversas áreas. Só na indústria petroquímica (petróleo, gás e sal) são mais de 60 mil empregados.
"E Mossoró está entre as 91 cidades brasileiras melhores para viver e fazer carreira, conforme atestado a pesquisa anual da revista Você S/A", acrescentou a prefeita, finalizando a entrevista.



Jornal Nacional no Ar

Começou o projeto JN no Ar. Um projeto para as eleições 2010, em que um avião vai percorrer todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal, nas cinco semanas que antecedem as eleições, dentro da cobertura da Rede Globo para as Eleições 2010. Aqui no nosso RN, a aeronave do Jornal Nacional poderá pousar em dois aeroportos: o de Parnamirim e o de Mossoró. O apoio a produção será dado pela Intertv Cabugi. Agora só resta esperar para acompanhar a passagem da caravana do JN por terras potiguares.