quarta-feira, 25 de maio de 2011

Amanda Gurgel, a verdade e o "webhit"



Duas semanas após o seu depoimento no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a professora Amanda Gurgel ainda é destaque na mídia nacional. O discurso em defesa da educação e apontando mazelas políticas, tirou a educadora natalense do anonimato e a levou à "fama".

Mas afinal de contas, por que o depoimento de Amanda Gurgel que não trouxe nada de novo no frágil cenário da educação brasileira repercute tanto ainda hoje? Por dois motivos bem definidos.

Primeiro, Amanda soltou o verbo contra políticos e gestores públicos na hora certa e no lugar certo. Ela estava no Plenário da AL, local de pouco acesso ao acesso, e diante de deputados e autoridades em educação.

Mas a fator decisivo foi mesmo a Internet. Amanda se transformou em "fenômeno" por causa do que na linguagem virtual chama-se de "webhit".

É quando o vídeo de anônimo se propaga meteoricamente na rede mundial, em larga escala. Para se ter idéia, o vídeo original do depoimento de Amanda Gurgel já supera 1,5 milhão de acesso.

Porém, como há outros vídeos correlatos, já são bem mais de dois milhões de acessos. Pelo visto, o "webhit" Amanda Gurgel ainda vai longe...

 
 
 
                                               O AGITO DA SEMANA
 
Lula, lá - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reapareceu nesta terça-feira (24) em Brasília. E não perdeu tempo ao defender o amigo Palocci, bombardeado pela mídia sob a acusação de enriquecimento ilícito.


Lula, lá II - Veja só o que Lula disse sobre Palocci..."Todos sabem que ele é o Pelé da economia". Competência é uma coisa, uso dela para obter vantagens em assessoramentos e meter botar dinheiro fácil no bolso é outra bem diferente. É isso que a imprensa questiona, meu Presidente!

Fim da greve -. Pelo menos, uma das greves que atormentam os natalenses pode acabar hoje. Às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho, motoristas e empresários sentam-se à mesa para negociar um acordo e pôr fim à greve de ônibus em Natal.

Enquanto isso...- O Governo do Estado mergulha no caos, com a onda de greves sem precedentes. Já são ao menos seis categorias com as atividades paralisadas e outras deverão cruzar os braços nos próximos dias.

Enquanto isso...II - Os professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado (UERN), por exemplo, tiraram indicativo de greve para o dia 30 deste mês. Se até o governo não apresentar resposta às suas reivindicações, eles param.

Enquanto isso...III - A governadora Rosalba Ciarlini não dá sinal algum de que pretenda negociar individualmente com cada categoria grevista. O impasse está estabelecido e não dá para imaginar onde isso vai terminar...

"Terrorismo" - As autoridades em segurança precisam dar uma resposta a esta onda de "boataria terrorista" que acontece em Mossoró. As ameaças de bombas na agência da Caixa Econômica e depois na UnP, parece algo plantado.

"Terrorismo" II - Logo, logo vão dizer que é coisa de Fernandinho Beira-Mar. Não seria algo premeditado para desviar a atenção para a onda de homicídios em Mossoró, onde 84 pessoas já foram abatidas em 2011? Sei não, tem caroço nesse "angu"!!!

Entra e sai - Mudança no posto de Delegado Geral do Estado. Saiu Ronaldo Gomes e entra o delegado Fábio Rogério, que assume a vaga em momento crítico para a Polícia Civil, em greve há uma semana.

Mairton - O gerente da Gestão Ambiental da Prefeitura de Mossoró, Mairton França, encontra-se em Brasília, onde participa de reuniões de colegiados ambientais. Lá, ele expõe sobre a polícia ambiental do município.

Soltando o verbo...
“Acordo tem que ser cumprido nesta Casa...Está muito cedo para se falar em vetos"

>. Frase do deputado e líder do PMDB na Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB-RN), diante do impasse na votação do novo Código Florestal e possíveis vetos da Presidente Dilma à matéria.